PELO DIREITO HUMANO: O TRABALHO
Leia esta mensagem. Você não precisa comprar nada. Apenas, reflita sobre a realidade de muitos a sua volta:
     QUEM JÁ FOI VÁRIAS VEZES ÀS AGÊNCIAS PÚBLICAS DE EMPREGO SE DEPAROU COM A SEGUINTE FRASE: “VOCÊ NÃO TEM EXPERIÊNCIA EM CARTEIRA. CONTINUE TENTANDO.” VOCÊ JÁ PENSOU NO QUE FAZER SOBRE ESSA SITUAÇÃO? ESTAMOS REALIZANDO UM MOVIMENTO A FAVOR DO DIREITO AO EMPREGO.
     A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS DIZ: ARTIGO 23 – 1. TODA PESSOA TEM DIREITO AO TRABALHO, À LIVRE ESCOLHA DO TRABALHO, A CONDIÇÕES EQUITATIVAS E SATISFATÓRIAS DO TRABALHO E À PROTEÇÃO CONTRA O DESEMPREGO. 3. QUEM TRABALHA TEM DIREITO A UMA REMUNERAÇÃO EQUITATIVA E SATISFATÓRIA, QUE LHE PERMITA E À SUA FAMÍLIA UMA EXISTÊNCIA CONFORME COM A DIGNIDADE HUMANA, E COMPLETADA, SE POSSÍVEL, POR TODOS OS OUTROS MEIOS DE PROTEÇÃO SOCIAL.
     A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DIZ: ARTIGO 6° - SÃO DIREITOS SOCIAIS A EDUCAÇÃO, A SAÚDE, O TRABALHO, A MORADIA, O LAZER, A SEGURANÇA, A PREVIDENCIA SOCIAL, A PROTEÇÃO A MATERNIDADE E À INFÂNCIA, A ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS, NA FORMA DESTA CONSTITUIÇÃO. SÃO APENAS ALGUMAS LEIS QUE NOS GARANTEM QUE PODEMOS TRABALHAR, O QUE SIGNIFICA, EMPREGO.
     NOSSA LUTA É PELA ACESSIBILIDADE A UMA VAGA DE TRABALHO, OU SUA CONCORRÊNCIA, FLEXIBILIZANDO A  EXIGÊNCIA DE EXPERIÊNCIA NA CARTEIRA DE TRABALHO. SE TEMOS FEITO CURSOS DE QUALIFICAÇÃO E TEMOS COMO COMPROVÁ-LOS; SE JÁ REALIZAMOS SERVIÇOS COM DECLARAÇÃO DO CONTRATANTE OU CONTRATO DE TRABALHO, TAMBÉM EM CASO DE ESTÁGIOS PRÁTICOS; A ESPECIFICAÇÃO DETALHADA NOS ANÚNCIOS DE VAGA (COMO: PARA HOMEM OU MULHER, AMBOS OS SEXOS) E LOCAL ONDE SERÁ O EXERCÍCIO DO TRABALHO.  SÃO NECESSIDADES QUE PRECISAM SER COLOCADAS EM AÇÃO A FAVOR DAS PESSOAS DESEMPREGADAS.
     VEMOS VÁRIAS ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS REALIZANDO CURSOS DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO GRATUITOS, COM CASOS DE ENCAMINHAMENTO AO EMPREGO OU ESTÁGIO. HOJE VIVEMOS UM MOMENTO POSITIVO NA ECONOMIA DO PAÍS QUE ESTÁ FAVORECENDO OS JOVENS E QUE ESTÁ HUMILHANDO OS QUE NÃO TIVERAM ACESSOS A ESTAS FUNCIONALIDADES. NOSSA LUTA SE BASEIA NOS DIREITOS HUMANOS QUE DIGNIFICAM A PESSOA.  DO MESMO JEITO QUE AFRODESCENDENTES, FEMINISTAS E OUTROS GRUPOS SOCIAIS CONSEGUIRAM DIREITOS, NÓS TAMBÉM PODEMOS. SOMOS UMA CAMADA DA SOCIEDADE QUE PODE CONTRIBUIR MUITO COM O DESENVOLVIMENTO PLENO DO LOCAL QUE VIVEMOS. O PACTO PELA VIDA DEVE INCLUIR EM SUAS METAS A ACESSIBILIDADE AO EMPREGO, COMO ESTAMOS SUGERINDO. NÃO DEVEMOS SOMENTE ESPERAR POR BOLSA FAMILIA OU BOLSA DISSO, QUANDO VEMOS A PESSOA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS CONSEGUINDO UM EMPREGO, E, NÓS NÃO. NÃO QUEREMOS PRIVILÉGIOS OU APADRINHAMENTOS. QUEREMOS NOSSOS DIREITOS COLOCADOS NA PRÁTICA. QUE TODAS AS PESSOAS POSSAM TRABALHAR DIGNAMENTE, SUSTENTANDO SUA FAMÍLIA. EVITANDO QUE OUTRAS ENTREM PARA O SUBMUNDO DAS DROGAS E DA VIOLÊNCIA.
     SOMOS PESSOAS QUE TÊM DIREITOS GARANTIDOS, QUE PRECISAM SER COLOCADOS EM PRÁTICA. ESTAMOS RECORRENDO AOS MEIOS POSSÍVEIS PARA QUE ESTA REALIDADE SE MODIFIQUE. ENTRE NESSA LUTA PARTICIPANDO DO NOSSO ABAIXO ASSINADO A SER ENTREGUE NAS CASAS LEGISLATIVAS, NAS QUAIS ESTÃO NOSSOS REPRESENTANTES, DEIXANDO SEU NOME COMPLETO E NÚMERO DE RG NO EMAIL :FEECIDADANIA@R7.COM.
GRATO PELA ATENÇÃO,
PAULO XAVIER
(PROFESSOR, RADIALISTA, VIGILANTE, DESEMPREGADO HÁ 12 ANOS)

 Quer participar deste manifesto? Seja mais um a preencher o abaixo assinado a favor do direito ao trabalho. E envie este recado para outras pessoas.

PARTICIPE DO ABAIXO ASSINADO AQUI