>> oportunidades

Governo oferece 5.100 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional
16.05.2011
Roberto Pereira/SEI
Qualificar os pernambucanos para ocuparem as oportunidades de trabalho nas áreas de indústria, comércio, serviço e hotelaria. Com este objetivo, o governador Eduardo Campos lançou na manhã desta segunda-feira (16/05), o projeto Novos Talentos. Serão oferecidas até o final deste ano 5.100 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos. A iniciativa conta com a parceria do Sistema S, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

As vagas são para homens e mulheres com no mínimo 18 anos, empregados ou desempregados, baixa renda comprovada e que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental (anos finais). As inscrições têm início amanhã (17), seguem até o próximo dia 22 e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo www.stqe.pe.gov.br. A STQE informará os classificados posteriormente.

Neste primeiro momento serão disponibilizadas 2.140 vagas para as primeiras turmas. A previsão é de que as aulas comecem ainda no final do mês de maio. As inscrições para as demais 2.960 oportunidades devem acontecer em julho. Como a proposta do Governo do Estado é interiorizar o desenvolvimento econômico, cidades de todas as regiões de Pernambuco vão receber os cursos.

No Sertão, Salgueiro, Arcoverde e Serra Talhada foram as contempladas. No Agreste, Caruaru foi a escolhida. Na Mata Sul, Rio Formoso. Na Mata Norte, Goiana. Os demais municípios (Recife, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Igarassu, Paulista e Ipojuca) são da Região Metropolitana.

Na primeira chamada o SENAI oferecerá 1.240 vagas distribuídas em 112 turmas. Os cursos têm carga horária mínima de 160 horas e as aulas serão oferecidas de segunda a sexta-feira. As vagas são para caldeireiro, montador, eletricista, industrial, mecânico de manutenção em geral, operador de processos logísticos, instalador de tubulações industriais, armador de ferragens e carpinteiro de obras.

Já o SENAC disponibilizará ao todo 3.300 vagas. Desse total, serão abertas inicialmente 900 vagas em 39 turmas. As oportunidades são para vendedor, programador de web (web designer), operador de supermercado, recepcionista, auxiliar de operações em logística, editor gráfico, cozinheiro básico, operador de telemarketing, manicure e pedicure, camareira em meios de hospedagem, bartender, jardineiro, agente de  informações turísticas. As aulas acontecerão em salas de escolas estaduais.

Durante a solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o governador ressaltou o esforço do Governo em qualificar a mão-de-obra pernambucana para assumir as vagas que têm surgido com o desenvolvimento econômico do Estado. “A gente pega o desemprego de 2006 e ele era 15%, hoje ele está abaixo dos 8%, ou seja, nós estamos gerando empregos e é preciso preparar as pessoas para essas funções”, disse Eduardo. “Fico feliz quando vejo filhos e filhas de cortadores de cana trabalhando na Refinaria, no Estaleiro e em indústrias do interior do Estado”, completou.


PETRÓLEO E GÁS


O governador também assinou um Protocolo de Intenções com a Refinaria Abreu e Lima, numa parceria que visa ampliar e qualificar trabalhadores jovens e adultos para ocupar postos de trabalho na área de petróleo e gás. “Eles vão treinar também o nosso canteiro de obras, os nossos trabalhadores para que eles possam crescer na carreira, na área da construção civil, na área da mecânica, da eletrônica e em diversas áreas que nós estamos precisando", comemorou Eduardo.
fonte: governo de pernambuco

#Compartilhe:

Sem Comentario to " >> oportunidades "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››