>> saúde

 DOENÇAS QUE CHEGAM COM AS CHUVAS 


Neste período, a população fica mais exposta a doenças como leptospirose, dengue, hepatite, além de doenças respiratórias 

As chamadas doenças de veiculação hídrica ocorrem pela transmissão da água contaminada por vírus, bactérias e outros agentes infecciosos. O maior perigo está na limpeza e desinfecção de casas, utensílios, caixas d’água e móveis, já que a pele com cortes, arranhões ou em contato prolongado com a água facilita a penetração de bactérias causadoras de doenças. A época também pode facilitar a ocorrência de dengue, uma vez que o acúmulo de água relativamente limpa em qualquer recipiente (vasos de plantas, latas, pneus velhos etc.) permite a proliferação do Aëdes aegypti.

Outro perigo é a leptospirose, transmitida através da água contaminada pela urina de ratos. Entre as hepatites, a do tipo A, principalmente, também ocorre com maior vulnerabilidade no período chuvoso. É uma moléstia virótica, de transmissão oral-fecal, que atinge as pessoas através de alimentos, água e utensílios contaminados. Quanto às doenças respiratórias as mais prevalentes são, rinite, sinusite, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), asma e pneumonia.

Os sintomas de todas essas doenças são semelhantes: febre, mal estar, vômito, diarréia. A principal recomendação é de que a pessoa procure o serviço de saúde mais próximo, assim que surgirem os primeiros sintomas, pois o diagnóstico precoce favorece o êxito do tratamento e cura da enfermidade.

Quem quiser saber mais sobre as doenças decorrentes das chuvas pode ligar para a Ouvidoria Municipal da Saúde através do número 0800-281-1520. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

#Compartilhe:

Sem Comentario to " >> saúde "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››