DENGUE
CHUVA E SOL: CUIDADO COM A DENGUE
Secretaria de Saúde do Recife faz alerta sobre as chuvas seguidas de sol que contribuem para aumento no número de focos do Aedes aegypti
A alternância de chuvas e períodos de sol intenso aliada às temperaturas elevadas propiciam a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Diante dessa variação climática observada na Cidade, a Secretaria de Saúde do Recife chama a atenção dos moradores para a necessidade de intensificar os cuidados que evitam a formação de possíveis criadouros do inseto.
Uma das principais iniciativas é não deixar acumular água limpa parada e descoberta, seja em reservatórios específicos para esta finalidade, a exemplo de tonéis, ou ‘involuntários’ – como calhas, pneus e entre o lixo mal-acondicionado.
Outra dica importante é verificar ralos e bandejas de evaporação em geladeiras e bebedouros como gelágua, que podem criar condições ideais para a reprodução do mosquito. “Atenção redobrada também às lajes e calhas, que devem estar sempre limpas, sem nenhum objeto. Às vezes, folhas de árvore caem no local e interrompem a passagem da água, que, em período de chuva, acaba entupida e favorece o surgimento de focos de dengue”, explicou.
Quem quiser mais informações sobre dengue ou denunciar criadouros em potencial do Aedes aegypti no Recife deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal da Saúde pelo telefone 0800.281.1520. O teleatendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Sem Comentario to " DENGUE "