PREVENÇÃO
ANUNCIADA OPERAÇÃO INVERNO
PARCERIA NOS MORROS -Serão destinados ao programa cerca de R$ 7 milhões no tratamento de encostas em situação de risco a partir de intervenções técnicas de pequeno porte, contando com a participação efetiva da própria comunidade, junto à URB e ao Orçamento Participativo.
OBRAS ESTRUTURADORAS - Além do trabalho preventivo e emergencial, durante o período de chuvas, serão garantidos o andamento e a conclusão de obras estruturadoras consideradas fundamentais para a cidade.
TELEATENDIMENTO 156 – A partir de março, a população recifense passará a contar com uma grande melhoria no atendimento às solicitações de colocação de lona e vistorias técnicas.
VARREDURAS PREVENTIVAS – diversos pontos da cidade terão uma série de ações integradas em áreas de risco 3 e 4, monitoradas pela Defesa Civil. As varreduras começam neste mês de fevereiro e irão envolver vários órgãos, levando aos locais um mutirão de serviços, como colocação de lonas plásticas, vistorias, capinação, corte de árvores de grande porte e o combate a doenças como a dengue.
AÇÕES EDUCATIVAS – A partir de março, equipes da Codecir darão início às ações informativas nas áreas de risco da cidade. O trabalho terá visitas porta-a-porta, orientações aos estudantes de escolas municipais e distribuição de cartilhas.
SIMULADO – Os simulados de prevenção de desastres chegarão a outras áreas, com o objetivo de preparar as comunidades sobre os procedimentos que devem ser adotados em situações de risco. Dois já estão programados. O primeiro, após o Carnaval, será realizado no Alto do Carroceiro (Guabiraba).
DIRCON - vai atuar no apoio à relocação das famílias que estiverem em situação de risco, na interdição administrativa dos imóveis identificados pela Codecir como impróprios para a moradia e na demolição de construções irregulares identificadas pelas equipes.
MACRODRENAGENS (CANAIS) – O trabalho de combate aos alagamentos foi iniciado em dezembro.
MICRODRENAGENS (CANALETAS E ESCADARIAS) – Para minimizar os problemas causados pelas chuvas, foi iniciado com antecedência os mutirões de limpeza de galerias em vários pontos da Cidade.
MANUTENÇÃO (ESCADARIAS E MUROS DE ARRIMO) – Foi ampliado, em cerca de 25%, o investimento para a manutenção de escadarias e muros de arrimo –R$ 2 milhões.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Ações como mobilização, reunião com a comunidade, ciclo de debates, oficina de reaproveitamento dos materiais recicláveis podem fazer a diferença, evitando, por exemplo, transbordamentos de canais e canaletas.
SAÚDE - O trabalho da Secretaria de Saúde teve início antes mesmo da proximidade da estação das chuvas, com a capacitação de técnicos de vários setores sobre contingência em desastres relacionados às precipitações pluviométricas. Também de forma cautelar, a estratégia municipal contará com a atuação dos quase 1 mil agentes da Vigilância Ambiental, que, em sua rotina de trabalho, disseminarão informações sobre prevenção às doenças relacionadas a inundações e alagamentos, cuidados básicos com o meio ambiente e limpeza e desinfecção de caixa d’água e lama residual.
ASSISTÊNCIA SOCIAL - Caberá ao Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (Iasc) acolher as vítimas das chuvas nos abrigos temporários instalados exclusivamente para esse período. Dois alojamentos, nos bairros da Imbiribeira e Casa Amarela, serão utilizados, quando necessário, para abrigar os desalojados.
A Operação Inverno 2012 contará com colaboradores externos. Entre esses parceiros, está o Exército Brasileiro que cederá 60 soldados para atuarem durante a Operação Inverno. Outro parceiro fundamental desde o último inverno e que, mais uma vez, atuará junto à Defesa Civil é a Cruz Vermelha.
Sem Comentario to " PREVENÇÃO "