Navegação "Posts mais antigos"

21 de março de 2013

sábado, 16 de março de 2013 / Sem Comentarios
ROSA GUERREIRA PEDE AJUDA


DONA ROSA MORA NO ALTO JOSÉ BONIFÁCIO. ELA E O MARIDO ESTÃO PASSANDO POR SITUAÇÕES DIFÍCEIS FINANCEIRAS E DE SAÚDE. SOBREVIVEM COM UMA RENDA DE R$ 320,00 MENSAIS E CHEGARAM A CATAR COMIDA DO LIXO PARA COMER. ALÉM DISSO, PRECISA COMPRAR UM REMÉDIO QUE ALIVIA SUAS DORES, QUE CUSTA R$ 70,00. QUEM QUISER AJUDAR PODE LIGAR PARA (81) 8516.7115

saiba mais...



Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura

A Biblioteca Amigos da Leitura foi criada em 15 de dezembro de 2004, a partir de um esforço conjunto entre um morador da comunidade, idealizador da biblioteca, técnicos do Porto Digital, biblioteca ligada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de PE, profissionais da Associação Profissional de Bibliotecários de PE, e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, cedente do espaço que a Biblioteca Comunitária passou a utilizar. 

Durante 4 anos, teve vida intensa, atendendo cerca de 600 pessoas por mês, com atividades culturais e educativas, além de informações de interesse comunitário, como bancos de empregos, cursos articulados com o Sindicato e o SENAI, entre outras. Em setembro de 2008, há um rompimento do convênio de cessão do espaço pelo Sindicato que passa a necessitar da sala utilizada e do mobiliário disponibilizado para a biblioteca. Com isso, o acervo, os birôs e os arquivos, foram transferidos para a casa do idealizador da Biblioteca, que atualmente atende à comunidade à medida do possível, já que tudo encontra-se no terraço da casa em que vive.

A Biblioteca se encontra em fase de reestruturação, procurando parceiros para que juntos podemos viabilizar plenamente o acesso ao livro, e a biblioteca, construindo mais uma oportunidade para as crianças, adolescentes, jovens e adultos, de através da leitura exercerem sua cidadania, e exercitarem suas capacidades críticas.

Endereço:
Rua Alto da Conquista, nº303, Alto José Bonifácio,

Telefones:
8767-9274 Fábio
3262-2220 Biblioteca



ONG no Brejo ganha Telecentro


O telecentro da ONG-Missão Educar é mais uma luta conquistada para a comunidade do Brejo de Beberibe que fica ao lado da fábrica de pipocas Kinitos - Endereço: Rua São Jorge, Brejo de Beberibe. A ONG foi fundada em 02 de agosto de 2010 e conta, também com outras atividades como escolinha de futebol.

Banheiro de maternidade


IRANDIRA PEDROSA POSTOU, RECENTEMENTE, NO SEU PERFIL DO FACEBOOK FOTOS DO BANHEIRO DA MATERNIDADE BARROS LIMA.








sua vez

MORADORA DA RUA POETA SOLANO TRINDADE (ESTRADA DOS MACACOS) NA GUABIRABA DENUNCIA QUE UM CANAL NA VIA NÃO FOI LIMPO HÁ MUITO TEMPO. ELA AFIRMA QUE QUANDO O MESMO TRANSBORDA, LEVA LIXO E ÁGUA SUJA PARA AS CASAS. A FOTO ACIMA, REPRODUZIDA DO GOOGLE, MOSTRA ONDE FICA O LOCAL. JÁ NO ALTO 13 DE MAIO, VASCO DA GAMA, MORADORES DENUNCIAM TIROTEIOS CONSTANTES PRÓXIMO A ESCOLA ESTADUAL GILBERTO FREIRE.


contra FOTOS
não há ARGUMENTOS!

No Córrego José grande uma cena continua a mesma. Há algum tempo mostramos aqui que uma parte da via está sendo destruída pelo descaso. 



olha só!

O Alto José Bonifácio conta com 12 igrejas evangélicas de diversas denominações. Uma das mais antigas é a Igreja Batista do Alto José Bonifácio, fundada no dia 2 de março de 1951. Na rua principal, pode-se encontrar a Capela que faz parte da Matriz do Morro de Nossa Senhora da Conceição, que faz menção a São José Operário (1º de maio). O Alto também tem em suas origens os terreiros de candomblé. Por causa disso, fomos até a casa do babalorixá Gilberto Manoel dos Santos, que fundou o local no dia 1º de dezembro de 2003. “Não faço reuniões aqui. Esse local serve apenas paras as pessoas que querem fazer alguma consulta. Aqui, a nossa entidade é a Luziara e a nossa orixá é Iansã”, explica. Além do terreiro do Pai Gilberto, a comunidade também tem o terreiro do Pai Kai.

o que fazer?


“ALERTA PARA QUEM USA LAN HOUSES e CIBER CAFÉS”.

Atenção a todos os frequentadores de Lan Houses ou Cyber Café, antes de acessar o computador do estabelecimento verifiquem atrás da máquina se existe qualquer pino preto ligado a CPU, conforme mostrado na figura, caso, seja encontrado, não use esse PC e denuncie imediatamente à polícia através do 190 ou disque denúncia 3421-9595. Este pino é na verdade uma conexão que salva todos os dados digitados que você inserir no sistema. É um keylogger de hardware, muito poderoso, que registra cada ação em seu sistema. Sendo portanto um risco a sua privacidade ao longo da rede, e suas senhas bancárias ou quaisquer outros dados que você digitar. — com Liana Santana.


direto d@ internet

É importante saber o que os vereadores que votamos estão fazendo. Por isso, se você votou ou que conhecer o trabalho de um dos parlamentares de casa amarela. Acesse o site www.almirfernando.com



ONDE FICA

Vendo esta imagem, dá pra arriscar o nome deste lugar e onde ele fica? Quem mora no Córrego José grande e pega ônibus em frente ao local já entendeu. Mas, vamos revelar: Esta é a Rua Acupe, primeira escadaria do lado direito do Córrego. Envie a imagem de alguma rua e publicaremos aqui!!! 


cultURAL

Magrão na igreja 

A igreja do Evangelho quadrangular sede, na Av. Norte e congregação Sítio dos pintos receberam uma ilustre visita: O goleiro Magrão esteve testemunhando o poder de Deus em sua vida. Confira as imagens divulgadas pela Pastora Flávia Santos.





personagem especial negócios

Bompreço - parte 2

Na década de 1970 a rede começou a se expandir e, não apenas em Pernambuco, abriu supermercados e hipermercados em outros estados do Nordeste, utilizando o slogan: Orgulho de ser nordestino. Em 1982 foi lançado o Hipercard, cartão de crédito que assumiu a posição de liderança no Nordeste. 

1996, o grupo holandês Royal Ahold adquiriu 50% do controle acionário, possibilitando forte crescimento do grupo ao comprar em 1997 a rede Supermar, proprietária de diversas lojas remanescentes da antiga rede de Supermercados Paes Mendonça, que pertencera a Mamede Paes Mendonça, tio de João Carlos Paes Mendonça.

Em 2000 o grupo JCPM, do empresário João Carlos Paes Mendonça, vendeu o resto de sua participação no Bompreço, passando ao grupo holandês o controle integral da empresa.

a história continua na próxima semana

toque de fé (nosso andar diario)


Em sua batalha contra o câncer, Steve Jobs, cofundador da Apple Inc., disse: “Lembrar-me de que logo estarei morto é a ferramenta mais importante que já encontrei para ajudar-me a fazer as grandes escolhas na vida. Porque quase tudo — toda expectativa externa, todo orgulho, todo medo de constrangimento ou fracasso. continue lendo

Voltaremos com novas informações após a semana santa. Bom feriadão a todos!

11 de março de 2013

sábado, 9 de março de 2013 / Sem Comentarios
Chuva X Velocidade

Ver imagem no TwitterA combinação chuva e velocidade causou mais um acidente de trânsito no Recife. Por volta das 4h30 da segunda-feira (4), um carro em velocidade acima do permitido trafegava na Avenida Norte quando colidiu nos blocos de cimento que dividem os sentidos da pista e capotou. Segundo internautas, o acidente ocorreu próximo da entrada do Morro da Conceição, no sentido Macaxeira.

Quatros pessoas estavam no carro, mas três foram embora após o acidente. O motorista Sérgio Augusto Ribeiro, 23 anos, ficou ferido e foi levado pelo SAMU para um hospital particular do Recife. O trânsito ficou complicado para quem seguia em direção à BR-101 devido aos gelos-baianos que ficaram no meio da pista. Agentes da CTTU estiveram no local para organizar o fluxo.
saiba mais...
Presença garantida



A agenda do prefeito Geraldo Julio é sempre encaminhada a todos os vereadores. Cada um escolhe o que vai acompanhar de acordo com suas bases. Mas alguns passaram a ser tachados, nos corredores da PCR, de “arroz de festa”. Representantes da PCR referem-se, assim, a Almir Fernando. Dizem que a agenda “pode ser em Casa Amarela ou no Ibura, ele está lá”. da Folha de PE

Aniversário do Recife no Morro

Para comemorar os 476 anos da cidade do Recife, a Prefeitura promove dois dias de festas divididas em dois polos: Casa Amarela e Boa Viagem. Os festejos começaram no domingo (10), com o Samba do Recife no Morro, no Morro da Conceição, comandado por Karynna Spinelli.

A cantora recebeu artistas convidados como Alexandre L’omi L’odò, Mestra Joana, Lucas dos Prazeres, Wellington do Pandeiro, Belo Xis, Jorge Riba, Gerlane Gel, Luísa Pérola e Selma do Samba. O ator Zé Ramos irá interpretar textos de autores consegrados durante os intervalos das apresentações, para declarar seu amor à cidade. Também sobem ao palco a Orquestra Popular do Recife, Cia Tradição de Dança, Maracatu Estrela Brilhante e a Escola de Samba Galeria do Ritmo.

Ciclovias da Cidade

O Bairro do Recife será transformado em parque urbano aos domingos a partir do dia 24 de março. Para isso, as principais vias do bairro serão fechadas para carros e ônibus. Tudo para facilitar o acesso e a mobilidade de quem for desfrutar das atividades dentro da região. Quem for ao bairro de carro poderá estacionar no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. No dia 24 de março, os recifenses ganharão 20 quilômetros de ciclofaixas, com duas opções de roteiros, pelas Zona Norte e Sul.

Os ramais funcionarão das 8h às 16h, aos domingos e feriados. Toda a extensão terá sinalização própria, monitoramento educativo, esquema de manutenção das bicicletas e atuação de agentes de Trânsito e de Saúde. A ideia é separar 2,5 metros das vias para permitir a circulação em mão dupla.

No roteiro da Zona Norte, o trajeto começará na ciclofaixa do bairro de Casa Amarela, passando pelo Parque da Jaqueira, na Avenida Rui Barbosa, cruzando a Avenida Agamenon Magalhães em direção à Ponte Princesa Isabel, totalizando cerca de 7 quilômetros de extensão até o Marco Zero, no Recife Antigo.

Assaltos preocupam 

adaptado da Folha de PE
Seja para se deslocar para casa ou trabalho, seja para fazer compras, diariamente, inúmeras pessoas circulam nas proximidades do centro comercial de Casa Amarela. Contudo, os assaltos na área têm assustado. Não falta aquele que tenha uma história para contar. Quem anda pelo local afirma não haver hora certa para os bandidos agirem. Contudo, o início da manhã e o fim da tarde são os momentos que ocorrem mais abordagens criminosas. Não só os pedestres são alvos fáceis, mas também estabelecimentos comerciais.

As mulheres são as principais vítimas dos assaltantes, segundo as pessoas da região. Na rua Padre Lemos as abordagens também fazem parte da rotina de quem circula no centro.

“Têm muitos assaltos, principalmente pela manhã quando as ruas estão mais desertas e à tarde quando as pessoas estão largando. Só vejo as mulheres correndo da parada do ônibus, com medo. Quando não tem policiamento eles aproveitam. É difícil ter abordagem policial para inibir a ação dos bandidos. Por isso, acredito que deveria ter policiamento a pé também” pontuou um comerciante de 47 anos.

o que fazer?

Segundo o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Luciano Monteiro, responsável pela segurança na região, por se tratar de um bairro grande, Casa Amarela conta com duas Patrulhas do Bairro. “Elas circulam das 6h30 às 23h30 justamente para coibir as ações criminosas. Diariamente, recebemos denúncias e procuramos fazer um trabalho mais efetivo nas ruas informadas pela população”, afirmou o comandante. O telefone do 13º BPM é 3183.5474, o atendimento é 24 horas

sua vez

Veja relatos de pessoas ouvidas pela reportagem sobre os assaltos que não quiseram ser identificadas:

“Semana passada a moça e a filha vinham pela rua Visconde de Taunay quando um homem se aproximou delas a pé e acabou levando os celulares e as carteiras. Isso aconteceu no período da tarde. Não sei se ele estava armado, mas geralmente eles estão”. “Em geral, as lojas também sofrem investidas. Mas com os pedestres são mais comuns. Graças a Deus nunca fui assaltada”.

“Um homem em uma moto que costuma assaltar as pessoas."

"Principalmente, de manhã cedo. Um dia desses, uma mulher vinha pela rua Taquaritinga praticamente correndo com a bolsa na mão. Tudo isso por medo de ser assaltada. Todo dia é assim”, disse. O comerciante destacou que as viaturas costumam passar nas vias. “Mas não dão conta porque tem mais ladrão do que policial. Além disso, eles são espertos e fazem as abordagens quando os policiais não estão por perto”.

“Com certeza há assaltos por aqui. É o dia inteiro. Policiamento tem, mas demora a passar e não acho que seja suficiente. Com o intervalo de tempo entre as rondas, acaba-se dando espaço para os bandidos agirem”.

“Têm muitos assaltos, principalmente pela manhã quando as ruas estão mais desertas e à tarde quando as pessoas estão largando. Só vejo as mulheres correndo da parada do ônibus, com medo. Quando não tem policiamento eles aproveitam. É difícil ter abordagem policial para inibir a ação dos bandidos. Por isso, acredito que deveria ter policiamento a pé também”.

contra FOTOS
não há ARGUMENTOS


A Compesa resolveu a questão do vazamento da Entrada da Rua São Jerônimo. O conserto aconteceu na tarde do último dia 07.

Olha só! 


Gel estabilizante para agregado de solo, proteção de barreiras e encostas. Patente de invenção de gel biodegradável, o qual não causa danos a pessoas, animais ou plantas, funcionando como um protetor do solo capaz de evitar o desabamento de barreiras e encostas, proporcionando segurança, bem estar e proteção a pessoas que vivem próximas a terrenos íngremes e/ou declivosos; possui ação preventiva (evita a deterioração do solo, favorece o surgimento de vida vegetal), ação corretiva (recompõe a bio-vida do solo, evita a penetração de raios uv) e ação contra-proliferação de insetos (impede a proliferação de animais nocivos, como escorpiões, baratas e mosquitos). INVENTOR: Ismael de Almeida Seixas Júnior (BR/PE)"

toque de fé (nosso andar diario)
Em 2002, os Oakland Athletics montaram uma equipe vencedora de beisebol de uma maneira não tradicional. Eles haviam perdido três de seus melhores jogadores ao final da temporada anterior e não tinham dinheiro para contratar estrelas do esporte. continue lendo

onde fica? 


A foto mostra uma rua bem harmoniosa com tranquilidade, casas coloridas e ambiente arborizado. Sabe que via é essa? É a Rua Fernando de Souza Caeté, que sai em frente a Praça do trabalho ou na Rua da harmonia.

cultURAL

A arte de Zildo 
Frente da casa de Zildo 

A casa de número 98, entre as ruas Sena Madureira e Córrego josé grande é onde vive Zildo Marques. homem envolvido com a arte na comunidade. Garrafas de vidro, concreto e outros materiais embelezam seus muros. Nas proximidades, também vemos trabalhos como a bandeira de pernambuco em mosaico. por exemplo. Aprecie um pouco destas obras dignas de museus renomados em imagens feitas por este jornal.








direto da internet
Curta a página do facebook de Casa amarela


personagem
ESPECIAL NEGÓCIOS

CONHEÇA A HISTÓRIA DE DUAS GRANDES REDES VAREJISTAS QUE INICIARAM SUAS ATIVIDADES EM CASA AMARELA

BOMPREÇO - parte 1


Antiga logomarca da rede
A história do Bompreço começou em 1935, com uma pequena loja de alimentos estabelecida por Pedro Paes Mendonça em Serra do Machado, município de Ribeirópolis, no interior de Sergipe. Era uma mercearia pequena, porém com um sortimento adequado para as necessidades da população local. Estava lançada a semente de uma grande rede de supermercados que viria a chamar-se Bompreço.

Ali, nasceu João Carlos Paes Mendonça, filho de Pedro e Maria Paes Mendonça, que iria liderar a empresa a partir de 1959. João aprendeu com o pai o ofício de vender, observando como ele atendia os clientes e se antecipava a suas expectativas.

Cada vez que o sucesso parecia definitivo, Paes Mendonça iniciava a construção de algo maior, num eterno recomeçar. Quando seu primeiro armazém em Aracaju já se tornara um próspero negócio, resolveu abrir uma filial em Propriá, no interior sergipano.

Anos depois, em 1965, com uma posição social invejável em Sergipe, largou tudo para dar aquele que seria o maior e mais arriscado passo de sua carreia: a mudança para o Recife com o objetivo de abrir o primeiro supermercado. A empresa chegou ao Recife, capital pernambucana, inaugurando em 2 de julho de 1966, no bairro da Casa Amarela, o primeiro supermercado com a marca Bompreço. Nos anos seguintes foram abertas várias outras lojas, estabelecendo-se a rede Bompreço de supermercados e hipermercados
.

continua na próxima semana

4 de março de 2013

domingo, 3 de março de 2013 / Sem Comentarios
toque de fé (nosso andar diário)

Das muitas coisas que amo em minha mãe, a principal pode ser a sua candura. Muitas vezes, telefonei-lhe para pedir sua opinião a respeito de determinado assunto e ela sempre respondeu “Não peça minha opinião a menos que queira ouvi-la. Não vou tentar descobrir o que você quer ouvir. Vou dizer-lhe o que realmente penso.” continue lendo

olha só!
Só na Região Metropolitana do Recife, a estimativa é de que mais de 4 mil pessoas encontram trabalho e renda na reciclagem. Já o Brasil é o campeão mundial de reciclagem de latinhas de alumínio, há dez anos. Esse primeiro lugar na reciclagem traz benefícios econômicos, sociais e ambientais. 

O material reciclado volta para as indústrias, economizando novas matérias-primas e poupando energia elétrica. Em pouco tempo, elas retornam às prateleiras. O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes sem perder a qualidade. Atualmente, o país recicla 98% das latinhas que utiliza.


contra FOTOS
não há ARGUMENTOS


Esta é a Ladeira Apique, no morro da conceição. O local foi citado neste jornal, logo em seu início. Praticamente, as artes por lá continuam intocáveis. Algo que deixaria mais vida por ali seria uma dose de grafitagem nos muros.


Denúncia: Mercado precisa de espaço e limpeza

Localizado numas das vias mais movimentadas do Recife, a Estrada do Arraial, o mercado sofre com a falta de espaço para que os clientes estacionem seus carros e possam fazer suas compras com maior tranquilidade. Outro ponto de reclamção, desta vez dos visitantes, é a falta de higiene nos arredores do mercado.

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) esclarece que, em menos de dois meses da nova gestão, já iniciou o reordenamento no entorno dos mercados públicos do Recife pelos mercados de Beberibe, Água Fria e Afogados. Nesses locais, mais de 500 ambulantes que tomavam conta de calçadas e faixas de rolamento foram relocados para outras áreas, abrindo, dessa forma, espaço para os pedestres e o transporte público. A previsão é de que os próximos a receber ações desse tipo sejam Nova Descoberta, Casa Amarela e São José. Após esse primeiro momento de operações nos arredores desses espaços, a Semoc iniciará a requalificação dos mercados. Além de serem reformados, os mercados terão regras, que deverão ser cumpridas pelos permissionários para manter a ordem no local. O cronograma de requalificação ainda está sendo montado.


saiba mais...

Bairro terá ponto de cadastro biométrico

A Prefeitura do Recife cederá no mês de abril um prédio no Sítio da Trindade em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, para agilizar a realização do cadastramento biométrico realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A decisão foi tomada pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) durante reunião ocorrida com o presidente do TRE, Ricardo Paes Barreto. O prédio no Sítio da Trindade estará disponível para o TRE a partir do mês de abril e servirá como ponto de cadastramento para o processo biométrico. O posto será abastecido com 30 kits biométricos, para atender, principalmente, os eleitores dos bairros de Casa Amarela, Casa Forte e Nova Descoberta. O objetivo do tribunal é instalar, até o mês de maio, 200 máquinas de cadastro no Recife.

Alistamento militar no Centro Público

<< Os jovens do sexo masculino que completarão 18 anos em 2013 têm até o dia 31 de maio para realizar o alistamento militar. No Recife, quatro Juntas de Serviço Militar realizam atendimento, por ordem de chegada, das 8h às 11h30, de segunda a sexta-feira.

Para se alistar é preciso apresentar os originais da certidão de nascimento, carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4 atualizada. O CPF é opcional. Os jovens devem se dirigir à Junta de Serviço Militar do seu bairro.

Junta de Serviço Militar 076: Alto do Manu, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Apipucos, Bomba do Hemetério, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Casa Amarela, Casa Forte, Córrego do Jenipapo, Dois Irmãos, Guabiraba, Macaxeira, Mangabeira, Monteiro, Morro da Conceição, Vasco da Gama. Endereço: Avenida Norte, 5600, Casa Amarela. (Centro Público do Trabalho). Telefone: 3355. 6605. Número de fichas distribuídas por dia: 50.

sua vez

“Nessa rua passam carros nas duas direções, tem carro estacionado no meio-fio, não tem lombada nem sinalização e, pra completar, não tem calçada. As pessoas precisam ficar desviando dos carros”, conta Severino Batista, morador do Alto do eucalipto.
 

o que fazer?

A Lei das Calçadas (decreto nº 20.604, de agosto de 2004)  rege: a construção, recuperação e manutenção dos passeios e calçadas são de responsabilidade do município, do proprietário e do ocupante do imóvel. O Poder Público se responsabiliza somente das vias localizadas em frente a águas, como a orla de rios e lagoas; das em frente a imóveis públicos, como a sede da Prefeitura; e das calçadas de canteiros centrais e parques. Também é dever público cuidar das calçadas de rampas de cruzamentos e fazer reparos quando há alteração, nivelamento ou estragos causados pelo Município e seus delegados. Nos casos restantes, a responsabilidade cabe aos proprietários e ocupantes.


Para esclarecimentos e assuntos relacionados, ai vão os endereços das regionais da Dircon:
2ª Gerência Regional/ Arruda
Endereço: Av. Beberibe, 1020 – Arruda
fone: 3355.7772
fax: 3355.7780
denúncia: 3355.7775
Regionais (distritos) – Água Fria, Alto José do Pinho, Alto Santa Terezinha, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Brejo de Guabiraba, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Dois Unidos, Fundão, Guabiraba, Hipódromo, Linha do Tiro, Mangabeira, Passarinho, Peixinhos, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Rosarinho, Torreão.

3ª Gerência Regional/ Casa Amarela
Endereço: Av. Fernando de Souza Caheté, 30l – Casa Amarela
fone: 3355.2702 | 3355.2707
fax: 3355.2704
denúncia: 3355.2703
Regionais (distritos) – Alto do Mandú, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Apipucos, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Casa Amarela, Casa Forte, Dois Irmãos, Linha do Tiro, Macaxeira, Monteiro, Morro da Conceição, Nova Descoberta, Parnamirim, Pau Ferro, Poco, Santana, Sítio dos Pintos, Tamarineira, Vasco da Gama.


cultURAL


Movimento "gastrô" em Casa Amarela

Para dar o tom de informalidade desejado, o local escolhido para o Projeto sapoti  foi o número 110 da rua Olímpio Tavares, em Casa Amarela. Ou simplesmente o belo lar da professora e coordenadora do Centro de Estudos em Hospitalidade, Turismo e Gastronomia do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE, Maria de Lourdes Barbosa, também membro do projeto. Em meio a uma espécie de quintal ornamentado com plantas e ao som de música pernambucana apenas - trilha feita pelo músico Chiquinho, do grupo Mombojó -, o público teve acesso à cozinha, toda visível, onde era possível observar o trabalho dos cozinheiros.

Para o prato principal, peixe e carne bovina foram as pedidas. Primeiro, o robalo com tor­resmo feito da pele do próprio peixe, acompanhado de vatapá, seguido de macios cu­bos de cupim, cozido em baixa temperatura, purê de berinjela e alho-poró. Sorvete de iogurte, granizado* de beterraba, caramelo de queijo de cabra e óleo de menta finalizou. O jantar foi harmonizado com rótulos portugueses de vinícolas familiares.

personagem

Henrique Annes

final - Entre os instrumentistas das gerações mais novas, Henrique Annes destaca Vinícius Sarmento, Marcus Tardelli, Guinga e Yamandú Costa. “Este é uma porrada”, opina. No fim de janeiro, ele fará uma turnê pelo interior de Pernambuco e, em breve, lançará um novo disco solo, além de ter três inéditos em negociação com o Sesc. 

Henrique Annes, 66 anos. O mestre pernambucano completa meio século de carreira dedicada ao violão neste ano e ao ensino desse instrumento, do qual é um dos melhores violonistas do Brasil.

Sem falsa modéstia, Annes se define como “a memória do violão pernambucano”. Ele diz guardar de cor mais de 70 músicas de artistas vivos ou já falecidos. São pessoas que o influenciaram e continuam lhe inspirando como compositor, instrumentista e intérprete.

direto da internet

http://www.ebomserdobem.com.br

Este é o portal com conteúdos voltados para exemplos positivos de solidariedade e boas ações. Vale a pena conferir!




onde fica


Vendo a foto, dá dizer em que rua fica este prédio com cara de abandonado?  A Rua dona Ana Xavier. Esta é a via da imagem. O local é a sequência da Rua Padre Lemos e, também esquina com a Estrada do Arraial.


‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››