>> histórias da cidade


Escola Municipal da Encruzilhada, uma das primeiras do Recife.

Escolas Públicas Municipais do Recife 


Escola Municipal da Encruzilhada, uma das primeiras do Recife.
Escolas Públicas Municipais
Qualquer que seja o ângulo de análise, novas pesquisas podem ser feitas, suplantando informações até então conhecidas. Com as escolas públicas municipais do Recife não é diferente: até meados da década de 1990, não se conhecia documentação que revelasse centros educacionais vinculados ao município do Recife, acreditando-se mesmo que escolas públicas municipais tinham sua origem ligada ao Movimento de Cultura Popular que se deu nos primeiros anos de 1960, consagrando formas mais democráticas de educação, como o método Paulo Freire, por exemplo.
A educação pública municipal teria sido eixo de políticas públicas desde as eleições para a prefeitura da cidade, em 1959. Entretanto, a descoberta do Termo de Inauguração dos Estabelecimentos Públicos (1872 a 1901), livro de atas que atesta a inauguração de edifícios, inclusive para fins educacionais, modificou essa idéia, demonstrando que o Recife já construía e inaugurava as primeiras escolas municipais. Exemplos dessa iniciativa foram a Escola Municipal de Santo Amaro das Salinas (1895), as escolas Pinto Dâmaso e Municipal da Iputinga (1896) e a Felipe Camarão (1898).
Documentos e jornais do final do século passado descrevem a formação de uma rede escolar com aproximadamente quatro mil alunos e 103 escolas sob a supervisão da chamada Superintendência do Ensino Público Municipal do Recife que deu lugar, nas primeiras décadas do século XX, à construção de novas escolas, ampliando-se a rede de ensino para 117 unidades - que podiam ser mistas, masculinas ou femininas -, com a inauguração de escolas da freguesia de Afogados até Torrões e Várzea, passando pela área central de São José e Boa Vista, entre outros. Com a unificação do ensino primário, em 1926, a rede se ampliou, só que em nível estadual, já que um decreto do governador determinou a transferência de toda a rede escolar municipal para o Estado, incluindo trabalhadores da educação, alunos e edifícios.
A descoberta desse livro de atas originou o projeto Recife - 100 anos de Escolas Públicas Municipais, possibilitando estabelecer uma cronologia da relação escola pública - prefeitura do Recife e a revisão do conhecimento histórico acerca do tema, no Recife.

Jucelino Lima do Egito

#Compartilhe:

Sem Comentario to " >> histórias da cidade "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››