>> PERSONAGEM

A PARTIR DESTA SEMANA VAMOS CONHECER PAULO FREIRE. 

PAULO FREIRE TEM UMA PÁGINA ESCRITA NA HISTÓRIA DO BRASIL E DO MUNDO, NO QUE DIZ RESPEITO A  EDUCAÇÃO. A PARTIR DE AGORA, VOCÊ VAI CONHECER UM POUCO DA VIDA DESTE GUERREIRO DA EDUCAÇÃO E CIDADANIA.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, na Estrada das Ubaias (CASA AMARELA) - em Recife, Pernambuco, na época, uma das regiões mais pobres do país, onde logo cedo pôde experimentar as dificuldades de sobrevivência das classes populares. Passou parte da infância em Jaboatão dos Guararapes.
Graduado pela Faculdade de Direito de Recife (Pernambuco). Foi professor de Língua Portuguesa do Colégio Oswaldo Cruz e diretor do setor de Educação e Cultura do SESI (Serviço Social da Indústria) de 1947-1954 e superintendente do mesmo de 1954-1957. Ao lado de outros educadores e pessoas interessadas na educação escolarizada, fundou o Instituto Capibaribe. Ele foi quase tudo o que deve ser como educador, de professor de escola a criador de ideias e "métodos".
Sua filosofia educacional expressou-se primeiramente em 1958 na sua tese de concurso para a universidade do Recife, e, mais tarde, como professor de História e Filosofia da Educação daquela Universidade, bem como em suas primeiras experiências de alfabetização como a de Angicos, Rio Grande do Norte, em 1963.
A coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação fez dele um dos primeiros brasileiros a serem exilados.

#Compartilhe:

Sem Comentario to " >> PERSONAGEM "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››