>> PERSONAGEM

NESTA ULTIMA PARTE DA HISTÓRIA DE PAULO FREIRE, CONHEÇA UM POUCO DAS SUAS OBRAS LITERÁRIAS, QUE SÃO RECONHECIDAS NO MUNDO. E QUANDO ELE NOS DEIXOU.
Em Paulo Freire, conviveram sempre presente senso de humor e a não menos constante indignação contra todo tipo de injustiça. Casou-se, em 1944, com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira, com quem teve cinco filhos. Após a morte de sua primeira esposa, casou-se com Ana Maria Araújo Freire, uma ex-aluna.
Paulo Freire é autor de muitas obras. Entre elas: Educação: prática da liberdade(1967), Pedagogia do oprimido (1968), Cartas à Guiné-Bissau (1975), Pedagogia da esperança (1992) e À sombra desta mangueira (1995).
Foi reconhecido mundialmente pela sua práxis educativa através de numerosas homenagens. Além de ter seu nome adotado por muitas instituições, é cidadão honorário de várias cidades no Brasil e no exterior (conheça a comunidade freiriana).
A Paulo Freire foi outorgado o título de doutor Honoris Causa por vinte e sete universidades. Por seus trabalhos na área educacional, recebeu, entre outros, os seguintes prêmios: Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvimento (Bélgica, 1980); Prêmio UNESCO da Educação para a Paz (1986) e Prêmio Andres Bello da Organização dos Estados Americanos, como Educador dos Continentes (1992). No dia 10 de abril de 1997, lançou seu último livro, intitulado Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire faleceu no dia 2 de maio de 1997 em São Paulo, vítima de um infarto agudo do miocárdio.

O PRÓXIMO DESTAQUE DA SÉRIE "PERSONAGEM" SERÁ O MCP - MOVIMENTO DE CULTURA POPULAR, ONDE PAULO FREIRE PARTICIPOU ATIVAMENTE. 
VOCÊ QUER SABER MAIS SOBRE ALGO DA NOSSA HISTÓRIA, CULTURA OU DA COMUNIDADE? ENTÃO, ENVIE SUA SUGESTÃO AQUI NO COMENTÁRIO DO JORNAL OU PELO EMAIL: feecidadania@r7.com


#Compartilhe:

Sem Comentario to " >> PERSONAGEM "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››