binário

Cliclistas é que precisam de educação 

no novo binário da Zona Norte do Recife

TRÁFEGO NA ESTRADA DO ARRAIAL

O primeiro dia útil depois da implantação do binário da Estrada do Arraial com a Estrada do Encanamento, entre os bairros de Casa Forte e Casa Amarela, mostrou que os ciclistas da região é quem precisam de orientação. Nesta segunda-feira (30/7), o que mais se viu na área foram ciclistas pedalando fora da ciclofaixa implantada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) ou no sentido contrário ao tráfego dos carros, o que é um erro básico e perigosíssimo para quem usa a bicicleta como transporte. 

A ciclofaixa é unidirecional, ou seja, tem apenas um sentido, que é o do tráfego da via onde está instalada. Os ciclistas tinham as mais variadas desculpas para estarem fora da ciclofaixa: alguns não perceberam que ali havia sido implantado um equipamento e outros argumentavam que, pelo caminho que iria seguir, era mais interessante já andar do lado oposto da via. Tudo bem que são pouco mais de quatro quilômetros de ciclofaixas e que elas nada mais são do que uma sinalização pintada no chão, sem qualquer tipo de segregação física. 

Há placas nos postes, mas os tachões prometidos pela presidente da CTTU, Maria de Pompéia, ainda não foram instalados. Ou seja, só o motorista consciente não invade. Mas mesmo assim é um espaço reservado aos ciclistas, deve ser ocupado por eles e comemorado por todos que defendem a ampliação da restrita e degradada malha cicloviária do Recife – hoje com menos de 30 quilômetros.

TRÁFEGO NA ESTRADA DO ENCANAMENTO

fotos e texto: JC 

#Compartilhe:

Sem Comentario to " binário "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››