EDIÇÃO: OUTUBRO/2013


Denúncia: "Onde está a praça?"

Moradores resolveram chamar a atenção da sociedade por conta do descaso com um trecho do bairro que há anos sofre com a falta de infraestrutura. Um grupo fixou cruzes de madeira e faixas para pedir à Prefeitura do Recife mudanças numa via de 450 metros que liga a Rua Arnoldo Magalhães à Avenida Norte, pela Avenida Professor José dos Anjos. Além pavimentação da via, que poderia facilitar o trânsito da região, eles pedem a construção de uma praça na região.

O local se transformou num enorme depósito de lixo e de entulhos. Quando anoitece o problema piora e o espaço é usado para consumo e tráfico de drogas e prostituição. Quem vive ou circula na região pede também a pavimentação de trechos da Rua Professor José dos Anjos, conhecida como beira canal do Arruda. O grupo Casa Amarela Saudável e Sustentável explicou que já protocolou um ofício na prefeitura pedindo as obras na avenida, a instalação de uma ciclovia que se estenda até a ciclofaixa da Estrada do Arraial.

Quem vive na região acompanhou o aumento no fluxo de carros na Rua Arnoldo Magalhães, principalmente depois da criação do binário da Estrada do Arraial. O projeto da praça, aprovado ano passado pela Diretoria de Controle Urbano (Dircon), prevê a construção de um campo de futebol e a instalação de brinquedos, bancos e pista de corrida e plantio de árvores. Questionada sobre os problemas existentes em Casa Amarela, a Empresa de Urbanização do Recife (URB) afirmou que existe um pré-projeto de requalificação do trecho da Avenida Professor José dos Anjos.


Saiba mais...
>>> Os bairros da Macaxeira e de Nova Descoberta receberam a Operação Cata-Tralha, que recolheu entulhos, entre móveis inservíveis e eletrodomésticos fora de uso. A ação, iniciada no começo de julho, é executada pela Emlurb e já passou por 42 bairros do Recife, recolhendo 443 toneladas de entulhos. Entre os principais itens descartados, o sofá é o destaque, encontrado em maior quantidade durante a operação. O bairro de Casa Amarela descartou 19 toneladas (22%).
 
 
 
>>> No início da greve dos bancos, em Casa Amarela a maior parte dos bancos estava funcionando normalmente. Algumas pessoas sequer sabiam que tinha uma greve acontecendo, com paralisação de outros bancos. Outros quatro bancos privados do bairro também estavam com o atendimento sem alterações. A agência da Caixa Ecônomica da Rua Padre Lemos estava com atendimento parcial, tendo paralisado apenas os caixas rápidos.

>>> Com redação intitulada “As Rodas da Insanidade” Marcos Soares Júnior, 15 anos, aluno do 1°ano do ensino médio da Escola Erem Austro Costa, Limoeiro, é o vencedor do 1º Concurso de Redação do DETRAN-PE. O tema das redações era: Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito, Efeitos, responsabilidades e escolhas. O mesmo escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a Semana Nacional do Trânsito. A entrega do troféu e do certificado foi feita aos dez primeiros colocados, na última quinta-feira (19), durante a XIII Feira de Educação no Trânsito, montada no Sítio da Trindade.
 
 
 
onde fica?
  
 
Onde fica a Rua Cabo Hermito de Sá? Passeando pelo bairro de Nova descoberta, a paisagem nos chamou a atenção. E ai está! A via é uma das várias transversais da Av. Vereador Otacílio de Azevedo, que, segundo a placa, fica no Brejo da Guabiraba. 
Especial

 

Rosa contra o câncer de mama
 Iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa.

Confira a programação completa de eventos em Recife:

Distribuição de material educativo nas ciclofaixas  06.10 8h

Palestra educativa com mastologista no HCP 09.10

Distribuição de material educativo nas ciclofaixas 13.10 8h

Palestra educativa com mastologista no HCP 17.10

Chá Beneficente da Rede Feminina – Local: Leda Dourado Recepções 20.10 16h

Palestra educativa com mastologista no HCP 25.10

Distribuição de material educativo nas ciclofaixas 27.10 8h

Encerramento da campanha no projeto Recife Antigo de Coração 27.10 16h

 
sua vez....
"Essa prática de jogar lixo nas ruas, fazem parte do nosso cotidiano, a todo momento vejo "CIDADANOS" com seus CARRÕES abrirem a janela e jogarem copos e garrafas descartáveis na rua. Isto é uma vergonha! se fosse alguém jogando sacos de pipocas pela janela do ônibus, dizía-se porque é pobre. E aí. O que justifica uma ação como esta? É claro que é uma epidemia de falta de educação. Ainda é tempo de se educar, basta querer, porque uma cidade limpa é o retrato da educação de um povo. CIDADE LIMPA NÃO É AQUELA QUE MAIS SE VARRE, MAS, AQUELA QUE MENOS SE SUJA. Entre nessa e você se sentirá melhor."
Eunice Ribeiro

BOA NOTÍCIA
Prefeito lança operação de recapeamento e sinalização de ruas

O prefeito Geraldo Julio lançou um grande pacote de obras de melhoria do pavimento de centenas de ruas e avenidas da cidade. A Prefeitura vai investir R$ 77 milhões em serviços de recapeamento asfáltico, recuperação de paralelepípedos, troca de placas de concreto e implantação de sinalização em praticamente todos os bairros da cidade.

A Operação Verão vai melhorar o trânsito na cidade, recapeando 300 ruas, substituindo o paralelepípedo de outras 300 vias e trocando 1500 placas de concreto nas principais avenidas do Recife. Outras 20 vias serão pavimentadas e 400 corredores vão receber sinalização horizontal. As obras começam nesta segunda-feira e vão até março.

Para realizar essa ação, a Prefeitura está mobilizando um verdadeiro exército. Serão empregados 364 trabalhadores, 120 caminhões, 20 rolos compactadores e 16 retroescavadeiras que vão movimentar 260 mil toneladas de asfaltos e mais 9 mil toneladas de concreto.

As 1.500 placas de concreto serão trocadas nas principais avenidas da cidade: Na RPA-3 Av. Embaixador Assis Chateaubriand, Av. Vereador Otacílio Azevedo, Rua Alto do Refúgio, Rua Alto da Brasileira, Rua Córrego do Boleiro são algumas da vias beneficiadas.

o que fazer?

 CUIDADO COM AS NOTAS FALSAS

É importante redobrar a segurança principalmente quando se aproxima as festas tais como: Ano Novo, Carnaval, São João etc, e onde existe uma grande aglomeração de pessoas. A polícia Federal em Pernambuco já apreendeu nos últimos dois anos cerca de 80 mil reais em moeda falsa. Siga algumas orientações tais como:...

1.NÃO TENHA PRESSA NO ATENDIMENTO.

2. OBSERVE A TEXTURA DA NOTA.

3. VERIFIQUE A MARCA DÁGUA COLOCANDO A NOTA CONTRA A LUZ.

4. PRESTE ATENÇÃO NO REGISTRO COINCIDENTE. Esse símbolo é desenhado dos dois lados e, visto contra a luz, as figuras das duas faces coincidem.

5. DESCONFIE DO FIO DE SEGURANÇA NÍTIDO DEMAIS.

6. OBSERVE A IMPRESSÃO DA NOTA.

7. NO CASO DE DÚVIDA, COMPARE A NOTA SUSPEITA COM UMA NOTA VERDADEIRA.

Moeda Falsa
Art. 289 - Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro.
Pena reclusão de 3 a 12 anos
§ 2º - Quem, tendo recebido de boa-fé, como verdadeira, moeda falsa ou alterada, a restitui à circulação, depois de conhecer a falsidade, é punido com detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. FONTE DA ASSESSORIA DA PF.

por dentro do PODER


1° de outubro é dia do vereador. Entre as muitas formas de atuação uma delas é produção de projetos de lei que, se aprovados em plenário da Câmara e pelo prefeito, torna-se lei e o autor “entra para a história” da cidade. A Câmara do Recife, neste primeiro semestre, registrou 177 projetos de lei de autoria dos vereadores, produzidos desde janeiro deste ano.

Chamou a atenção o suplente e correligionário da vereadora Aline Mariano (PSDB), Wanderson Florêncio (PSDB), que, no último mês, apresentou 43 projetos, enquanto outros vereadores, no período de janeiro até ontem, não apresentaram nenhum. Casa Amarela tem dois vereadores: Almir Fernando e Vicente André Gomes, este não apresentou nenhum projeto. Já, o primeiro apresentou os seguintes:

PLO 172/2013 - PROÍBE A INAUGURAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INCOMPLETAS OU QUE NÃO ATENDAM AO FIM QUE SE DESTINAM, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DO RECIFE.

PLO 123/2013 - INCLUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DO RECIFE, O DIA MUNICIPAL DO KARATÊ.

PLO 113/2013 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A INSTITUIR A REALIZAÇÃO, DOS JOGOS ESCOLARES INTERNOS MUNICIPAIS (JEIM), E OS JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS (JEM).

PLO 109/2013 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A INSTITUIR INCENTIVOS À DOAÇÃO DE SANGUE PELOS SERVIDORES MUNICIPAIS.

PLO 103/2013 - IMPÕE CRITÉRIOS HIGIÊNICOS DE CANUDOS, PALITO DENTAL, SAL E AÇÚCAR EM BARES, LANCHONETES, RESTAURANTES, HOTÉIS E ESTABELECIMENTOS AFINS INSTALADOS NO MUNICÍPIO DO RECIFE.

PLO 87/2013 - FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A CRIAR O PROGRAMA DE TOMBAMENTO, PRESERVAÇÃO, REVITALIZAÇÃO E DESAPROPRIAÇÃO DOS CAMPOS DE FUTEBOL DE VÁRZEA NA CIDADE DO RECIFE.

PLO 73/2013 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A INSTITUIR O PROGRAMA "MÚSICA E OUTROS EVENTOS" NAS PRAÇAS E PARQUES DO RECIFE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PLO 72/2013 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CRIAR A BANDA DE MÚSICA DA GUARDA MUNICIPAL DO RECIFE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PLO 64/2013 - INCLUI NO CALENDÁRIO MUNICIPAL DO RECIFE, O DIA 27 DE JUNHO, COMO O DIA MUNICIPAL DO QUADRILHEIRO JUNINO.

PLO 55/2013 - DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DA LOCAÇÃO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, CONTRATOS DE MÚTUO E COMODATO E CESSÃO DE CÃES PARA FINS DE GUARDA NO MUNICÍPIO DO RECIFE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PLO 43/2013 - DISPÕE SOBRE A RESERVA DE VAGAS DESTINADAS A VEREADORES DO RECIFE NAS PARTES INTERNAS DOS ESTACIONAMENTOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DENTRE ELES: SEDE DA PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, PARQUES PÚBLICOS MUNICIPAIS, SÍTIOS, EMPRESAS PÚBLICAS MUNICIPAIS, AUTARQUIAS, DENTRE OUTROS.

PLO 42/2013 - AUTORIZA O EXECUTIVO A DISPONIBILIZAR UMA FAIXA EXCLUSIVA PARA CIRCULAÇÃO DE MOTOS (MOTO VIAS) NAS VIAS COM MAIS DE TRÊS FAIXAS DE ROLAGEM

PLO 41/2013 - INCLUI NO CALENDÁRIO MUNICIPAL DO RECIFE, O DIA 12 DE SETEMBRO COMO O "DIA MUNICIPAL DO UROLOGISTA", E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PLO 39/2013 - INCLUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DO RECIFE, O DIA MUNICIPAL DO LÍDER COMUNITÁRIO.

PLO 37/2013 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CRIAR BIBLIOTECAS EM TODOS OS PARQUES PÚBLICOS NO MUNICÍPIO DO RECIFE.

PLO 36/2013 - INCLUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DO RECIFE, O DIA MUNICIPAL DO CONTADOR DE HISTÓRIAS.

PLO 31/2013 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A DISTRIBUIR GRATUITAMENTE SINAL DE INTERNET “WI-FI” NOS PARQUES E PRAÇAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DO RECIFE.

PLO 30/2013 - DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE SER DESTINADO LOCAL EXCLUSIVO NAS PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO, CENTROS COMERCIAIS, ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, SHOPPING CENTERS, HIPERMERCADOS E SUPERMERCADOS PARA DEFICIENTES FÍSICOS, IDOSOS E GESTANTES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PLO 10/2013 - DENOMINAR-SE-Á ENGENHEIRO JAIME GUSMÃO O VIADUTO/PONTE QUE SERÁ CONSTRUÍDA ENTRE OS BAIRROS MONTEIRO E IPUTINGA, NESTA CIDADE.

PLO 6/2013 - DENOMINAR-SE-Á POETA CYL GALLINDO, A PRÓXIMA ESCOLA MUNICIPAL A SER CONSTRUÍDA NESTA CIDADE.

 FONTE DIARIO DE PERNAMBUCO

personagem
dia da criança


Circenses desde pequenas 
Gianfrancesco Mello (agenda cultural do recife)
 

 
Os artistas de circo conseguem prender a atenção da plateia com números de equilíbrio, palhaçadas e acrobacias perigosas. Algumas pessoas ficam tão encantadas que pensam até em trabalhar no picadeiro ou aproveitar parte da infância e adolescência em atividades circenses. É o caso das alunas da Escola Pernambucana de Circo (EPC) Larissa Beatriz, de 9 anos, e Maria da Conceição, de 13 anos. As duas participam das atividades recreativas da EPC três vezes por semana e se juntam a dezenas de jovens em busca de dias melhores e culturalmente mais produtivos.

Maria da Conceição conheceu o circo no colégio que estuda. Há dois anos e meio, a adolescente aprende modalidades como malabares, aéreo e equilíbrio, às terças, quintas e sextas-feiras. “Aqui, aprendemos a ser pessoas melhores e a não termos preconceitos. O que me chama mais atenção são os materiais utilizados e as técnicas que aprendemos”, explica. Já para Larissa Beatriz, que há dois anos faz parte da Escola Pernambucana de Circo, as segundas, quartas e sextas-feiras se tornam mais animadas por saber que, no período da tarde, haverá mais aprendizado na arte circense. “Minha família me colocou aqui. Hoje, eu faço questão de vir. Aprendemos mais a cada dia.”

Para as crianças e adolescentes da EPC, o universo circense representa o mundo ideal para se viver. Isto é, um mundo repleto de amor, alegria e respeito. Trata-se de um diálogo pedagógico que se propõe à transformação cotidiana. Todos os anos, o atendimento pedagógico atende crianças e adolescentes da Macaxeira e de toda a Região Metropolitana do Recife que, por meio das aulas de circo, exercitam o trabalho coletivo, estimulam a criatividade e alimentam a autoestima.

Durante o ano letivo, os educandos se dedicam às aulas de acrobacia de solo e aérea, equilíbrio e malabares, bem como jogos de integração de grupo, além de brincadeiras populares e outras linguagens artísticas. As aulas são realizadas na sede da Escola, localizada na Zona Norte do Recife, no turno da tarde, das 14h às 17h. Às segundas e quartas-feiras, as aulas são destinadas a crianças de 6 a 10 anos. Terças e quintas-feiras, são destinadas aos adolescentes de 11 a 15 anos. Às sextas-feiras, as turmas se juntam e na última sexta-feira do mês não há atividades. E é dessa maneira que novos circenses começam a ser formados.

Serviço:

Escola Pernambucana de Circo

Av. José Américo de Almeida, nº 5, Macaxeira

Informações: 3266 0050 /
www.escolapecirco.org.br
 
****************************************************
PARTICIPE DO JORNAL COMUNITÁRIO FÉ E CIDADANIA ENVIANDO FOTOS, VÍDEOS E SUAS SUGESTÕES PARA PUBLICARMOS AQUI. ESTE ESPAÇO É TOTALMENTE SEU! BASTA CLICAR NO MENU FALE COM A GENTE.

#Compartilhe:

Sem Comentario to " EDIÇÃO: OUTUBRO/2013 "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››